Categories: Estado

Poder Judiciário recebe premiação nacional com Sistema de Gestão Integrada das Serventias Extrajudiciais


O Poder Judiciário do Tocantins (PJTO) foi premiado, nesta terça-feira (21/11), no Prêmio de Inovação J. Ex – Edição 2023. Reconhecimento se deu pelo trabalho apresentado no estande da Corregedoria-geral da Justiça  (CGJUS)/Tribunal de Justiça (TJTO) sobre o Sistema de Gestão Integrado das Serventias Extrajudiciais (Gise), durante a 7ª edição do Congresso de Tecnologia, Inovação e Direto para o Ecossistema da Justiça (Expojud), realizado no mês de outubro, em Brasília. 

“Destaque Maior Representatividade” e “Interações no estande – categoria instituições de Justiça” foram os prêmios recebidos pelo Judiciário tocantinense durante a solenidade de premiação que visa reconhecer e incentivar as iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológicos, de gestão e de novas metodologias aplicados no Ecossistema de Justiça.

Representando o Poder Judiciário, o servidor Harley Carreiro Varão, desenvolvedor de Sistemas da Diretoria de Tecnologia da Informação, prestigiou o evento e recebeu os troféus em nome das equipes da Corregedoria e TJTO. 

Gise

Mantido pela Corregedoria-Geral de Justiça, o Gise tem como finalidade prover a tecnologia necessária para que haja o controle, orientação e fiscalização dos serviços extrajudiciais prestados no âmbito do Estado do Tocantins. Entre as suas principais características, destaque para a centralização de todos os dados e informações que envolvem os cartórios extrajudiciais do estado; integração dos módulos que fazem parte do sistema com o Selo Digital; layout responsivo, intuitivo e adaptável a dispositivos móveis; e capacidade de atender as normas jurídicas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e demais órgãos fiscais e censores.

Atualmente, o Gise engloba os dados dos 256 cartórios extrajudiciais do estado, contendo 55 milhões de atos praticados e 1.115.038 arquivos armazenados.

Dentre as informações reunidas no sistema estão os dados das serventias, incluindo o registro funcional dos delegatários e funcionários que atuam em cada cartório; mapa interativo que exibe as correições presenciais em andamento, abertas e fechadas em cada município; os atos de toda a vida extrajudicial de pessoas físicas e jurídicas, imóveis e veículos do Estado do Tocantins; prestação de contas dos interinos/interventores; além da consulta aos dados do Selo Digital, sem a necessidade de instalação do aplicativo. 

O Gise ainda se destaca por utilizar tecnologia para se comunicar com diversas outras plataformas, de forma cooperativa. O sistema está integrado à Receita Federal, para envio de informações fiscais; empresas de automação cartorária, que viabiliza a utilização do Selo Digital pelas serventias; provedor de pagamentos; e Associação Tocantinense de Municípios (ATM), promovendo a transparência junto aos representantes dos municípios.



FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate à fome | Prefeitura Municipal de Palmas

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…

4 horas ago

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…

4 horas ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…

6 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

17 horas ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

18 horas ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

19 horas ago