Categories: Estado

Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


Na manhã desta quarta-feira, 07, um passo importante foi dado rumo a uma comunicação mais clara e acessível para a população tocantinense. O Ministério Público do Tocantins (MPTO), o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e instituições acadêmicas e do Sistema de Justiça firmaram Termo de Cooperação Técnica para a formação da Rede Estadual SimplesTOC. A iniciativa visa transformar a maneira como os documentos oficiais são redigidos, promovendo a linguagem simples e a facilitação visual,  a fim de que todos possam compreender facilmente as informações.

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado pelo chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça, promotor de Justiça Abel Leal. É um esforço coletivo para tornar a comunicação oficial mais transparente e inclusiva. “Nosso destinatário final é o cidadão. Logo, toda iniciativa, toda cooperação entre as instituições para trazer benefícios à sociedade é muito válida. A linguagem simples e a comunicação clara são essenciais nas instituições de justiça”, afirmou.

A ação está de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Agenda 2030 da ONU.

Sobre a Linguagem Simples

A linguagem simples é uma forma de escrever que busca ser clara e direta, eliminando termos técnicos que podem dificultar a compreensão. Ao utilizar frases curtas, parágrafos bem estruturados e elementos visuais que esquematizam informações, a linguagem simples permite que qualquer pessoa, independentemente do seu nível de escolaridade ou conhecimento jurídico, compreenda o conteúdo de documentos oficiais. 

Além de facilitar o acesso à informação, essa abordagem fortalece a confiança da população nas instituições que integram o sistema. 

 “Nosso objetivo é propiciar uma linguagem que todos possam entender o que está sendo dito. Isso não significa eliminar a linguagem técnica, mas escrever de forma mais clara, para que qualquer pessoa, ao ver uma decisão, saiba do que se trata”, pontuou a presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe.

Responsabilidades

O programa SimplesToc prevê treinamento de equipes para adaptar e revisar documentos, a promoção da participação dos servidores em grupos de simplificação e o compartilhamento de recursos e conhecimentos para incentivar o uso da linguagem simples.

As instituições também se comprometem a monitorar e avaliar o progresso das diretrizes implementadas, garantindo o tratamento adequado de dados pessoais e facilitando a adesão de novos participantes à rede.

A formação da Rede Estadual SimplesTOC é um marco significativo no Tocantins, simbolizando uma mudança cultural no modo como o Judiciário e outras instituições se comunicam com a sociedade. O uso de frases diretas, a preferência por verbos em vez de substantivos abstratos, e a inclusão de elementos visuais como listas e tabelas são algumas das técnicas que devem ser adotadas para alcançar esse objetivo. 





FONTE

Tribuna do Tocantins

Recent Posts

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate à fome | Prefeitura Municipal de Palmas

Criação da Secretaria de Segurança Alimentar reforça o compromisso com a dignidade e o combate…

12 horas ago

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu | Prefeitura Municipal de Palmas

Escola Crispim Pereira realiza ação do projeto Amigos do Meio Ambiente em Taquaruçu A manhã…

13 horas ago

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor | Prefeitura Municipal de Palmas

Prefeitura de Palmas decreta ponto facultativo no dia 31 pelo Dia do Servidor Decreto transfere…

14 horas ago

Tribunal de Justiça publica plantão da 2ª Instância para o período de 31/10 a 7/11

Portaria Nº 3586/2025 - PRESIDÊNCIA/ASPRE, de 23 de outubro de 2025 Dispõe sobre a…

1 dia ago

TJTO abre seleção para vaga de desembargador pelo critério de antiguidade

O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) abriu o processo de seleção para o preenchimento…

1 dia ago

Histórias de superação inspiram mais de 140 servidoras durante roda de conversa sobre saúde feminina no 2º Chá com Mulheres do TJTO

“Coleciono milagres, mas, se pudesse escolher, gostaria de não colecioná-los”, disse a paciente oncológica, Liliane…

1 dia ago