O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional, realizou audiência pública nesta quarta-feira, 2, para tratar sobre o fechamento da Escola Municipal Padre Luso Matos, localizada em Porto Nacional.
A audiência foi necessária após tomar conhecimento de que a unidade escolar seria fechada em razão do baixo número de estudantes matriculados entre os anos de 2019 e 2023 e do elevado custo de manutenção, já que a unidade funciona um imóvel alugado, de propriedade da Mitra Diocesana de Porto Nacional.
No encontro, a comunidade contestou a informação do Município, afirmando que a redução de alunos ocorreu devido ao fechamento de algumas turmas e não pela falta de procura por vagas.
Sugestões
Entre as soluções apresentadas para que a escola continue funcionando, foi sugerida a possibilidade de se pleitear, junto à Mitra Diocesana, a doação do imóvel ao Município; ou realizar uma permuta do imóvel da escola com algum imóvel de propriedade do Município de Porto Nacional. Outra sugestão, seria a desapropriação do imóvel, declarando-o de utilidade pública.
Encaminhamento
Diante do que foi ouvido, o promotor de Justiça Luiz Francisco de Oliveira deliberou pela formação de uma comissão técnica destinada a apresentar propostas de regularização da oferta escolar para o ano de 2024 aos estudantes da Unidade Padre Luso Matos, já que, após recomendação do MPTO, o Município estendeu o funcionamento das atividades escolares até o final do ano letivo de 2023.
A comissão será composta por representantes do legislativo, da Comissão de Pais e Alunos, dos servidores da escola, do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Educação e da Prefeitura. Todos os estudos e providências adotadas deverão ser comunicadas ao Ministério Público do Tocantins.
Sobre o caso
Tramita na 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional um Inquérito Civil Público instaurado com o objetivo de apurar as condições estruturais, pedagógicas, humanas, administrativas, de gestão democrática, de resultados educacionais, de segurança e alimentar da Escola Municipal Padre Luso Matos. (Shara Alves de Oliveira/MPTO)
Espetáculo ‘Abrigo’ encerra a programação da Semana pela Vida realizada pelo Cmei Ana Luíza, em…
Projeto ‘Conexões de Aprendizagem’ promove integração entre as escolas com vistas ao Ideb 2025 Encontros…
Prefeitura de Palmas realiza sorteio dos 56 boxes da Área de Comércio Popular de Taquaralto…
Educação de Jovens e Adultos promove aprendizado e socialização para idosos de Palmas Além da…
Inscrições para o processo de escolha de diretores das escolas de Palmas começam na segunda-feira,…
O sim ecoou na quadra poliesportiva da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré, na noite…