Portal do Ministério Público do Estado do Tocantins


O Ministério Público do Tocantins (MPTO) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) decidiram estabelecer parceria para atuarem em colaboração no enfrentamento de problemas que afetam o desenvolvimento de crianças e adolescentes no Estado. As primeiras tratativas aconteceram nesta sexta-feira, 5, durante reunião realizada em Palmas.

Conforme foi discutido, estudos já realizados pelo Unicef servirão de base para que se identifiquem os problemas mais urgentes no Estado e se definam os termos da parceria no Estado.

A intenção é que o Unicef participe da construção de soluções sugerindo metodologias de atuação, oferecendo capacitação, avaliando resultados e certificando os municípios que obtiverem os melhores resultados. O MPTO participará da execução das ações, envolvendo seus Centros de Apoio Operacional (Caops), as promotorias de Justiça e articulando a participação de prefeituras e de outros órgãos e instituições.

O especialista em saúde na Unicef, Antônio Carlos Cabral, agradeceu a disposição do MPTO para o trabalho conjunto. Considerando suas experiências em projetos desenvolvidos em outros estados do país, ele avaliou que é perceptível a melhoria nos resultados quando existe a participação do Ministério Público. Além dele, participou da reunião a articuladora estadual do selo Unicef pelo Instituto Peabiru, Edilene Borges Marinho.

O procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, também mostrou entusiamo com a parceria, tendo destacado a excelência do trabalho desenvolvido pelo Unicef no país.

Por parte do MPTO, também participaram da reunião o ouvidor, Marcos Luciano Bignotti; a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Araína Cesárea; o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação, Sidney Fiori Júnior; e o chefe do Departamento de Planejamento e Gestão, João Ricardo de Araújo.





FONTE

Comentários estão fechados.