Prefeitura de Palmas amplia sinalização para vagas prioritárias de estacionamento | Prefeitura Municipal de Palmas


Prefeitura de Palmas amplia sinalização para vagas prioritárias de estacionamento

Mobilidade Urbana prepara instalação de 170 novas placas para garantir direitos de idosos, gestantes, pessoas com deficiência e TEA

A instalação das novas placas de sinalização viária está prevista para o mês de novembro, após a conclusão do mapeamento das vagas especiais em Palmas. Uma mobilidade urbana eficiente depende da cooperação entre os agentes de Trânsito e a população. Para isso, o respeito às leis é essencial e, entre elas, a que assegura vagas prioritárias de estacionamento. Essas vagas só podem ser utilizadas mediante apresentação de credencial específica, e o uso irregular é considerado infração grave.

Têm direito às vagas idosos; gestantes e lactantes; pessoas com deficiência, com comprometimento de mobilidade permanente ou temporário; e indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Palmas, a legislação estadual determina que 2% das vagas de estacionamento sejam destinadas a pessoas com TEA, e para utilizá-las é necessária a apresentação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA).

O desrespeito à norma pode gerar multa no valor de R$ 293,47, a retirada de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e até a remoção do veículo. Atualmente, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Palmas realiza um levantamento para mapear a quantidade de vagas prioritárias existentes e verificar quais já estão devidamente sinalizadas. Além disso, de acordo com a superintendente de Mobilidade Urbana, Valéria de Oliveira, já está em andamento um projeto para a instalação de 170 novas placas específicas para indicar essas vagas especiais: “As novas placas deverão ser instaladas a partir de novembro deste ano, após concluirmos os estudos técnicos”, destaca.

Texto: Samuel Cunha, sob supervisão de Abelson Ribeiro
Edição: Fernanda Sousa



FONTE

Comentários estão fechados.

Quer acompanhar
todas as notícias
em primeira mão?

Entre em um de nossos
grupos de WhatsApp