Prefeitura de Palmas qualifica projetos estratégicos para parcerias público-privadas | Prefeitura Municipal de Palmas
Prefeitura de Palmas qualifica projetos estratégicos para parcerias público-privadas
Aprovação do Conselho Gestor do Programa de Parcerias e Investimentos visa modernizar a gestão pública, ampliar serviços e atrair investimentos com foco em inovação e sustentabilidade
A Prefeitura de Palmas deu mais um passo rumo à modernização da gestão pública ao qualificar projetos estratégicos no âmbito do Programa de Parcerias Público-Privadas (PPP). O Conselho Gestor do Programa de Parcerias e Investimentos do Município de Palmas (CPPI-Palmas) aprovou, por unanimidade, a qualificação de projetos estratégicos nas áreas de cidade inteligente, limpeza urbana e resíduos sólidos durante sua primeira reunião ordinária de 2025, realizada na segunda-feira, 28.
A decisão formaliza a nova etapa para atrair investimentos e enfrentar desafios urbanos com soluções modernas. O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Licitações e presidente do CPPI-Palmas, André Fagundes Cheguhem, destacou a importância do avanço. “Estamos pavimentando o caminho para uma cidade mais moderna, eficiente e sustentável, que prioriza a inovação e o bem-estar de seus cidadãos. As Parcerias Público-Privadas são ferramentas essenciais para atrair investimentos e expertise do setor privado, otimizando nossos serviços públicos sem onerar diretamente o orçamento municipal, e garantindo que Palmas continue a crescer de forma planejada e inteligente”, afirmou.
Projetos
Os projetos se concentram em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável da Capital, sendo eles:
• Cidade inteligente: promove a modernização da infraestrutura urbana por meio de tecnologias voltadas à gestão da iluminação pública, segurança, mobilidade e conectividade.
• Limpeza urbana e resíduos sólidos: propõe a reestruturação da coleta e destinação final dos resíduos, seguindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A Prefeitura criou grupos de trabalho multissetoriais para conduzir os projetos com eficiência. O “Cidade Inteligente” será desenvolvido com apoio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, Agência de Tecnologia da Informação (Agtec), Secretaria de Mobilidade Urbana, Gabinete do Prefeito e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária.
Já os projetos de resíduos sólidos e limpeza urbana contarão com a participação da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), Secretaria de Zeladoria Urbana, Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seiop) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regularização Fundiária.
Visão de futuro
Durante a reunião, o CPPI-Palmas também atualizou seu Regimento Interno. A mudança adequa o colegiado às novas normas legais e fortalece sua atuação na formulação, avaliação e aprovação de projetos em parceria com o setor privado.
Texto: Jéssica Sá
Edição: Juliana Matos
Comentários estão fechados.