Estudantes do IF do Pará visitam o Tribunal de Justiça do Tocantins
Nesta quarta-feira (20/3), os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), do campus de Conceição do Araguaia (PA), tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre os diversos espaços da sede do Poder Judiciário do Tocantins (PJTO). Do auditório ao pleno, os estudantes acompanharam mais de perto a rotina de magistrados (as) e servidores (as).
O passeio contou com a participação de servidores, servidoras e estagiários e estagiárias que explicaram sobre os trabalhos feitos dentro do Judiciário. A turma ainda pode conhecer o Centro de Inovação – Inovassol do PJTO. A apresentação foi feita pela servidora e gestora pública da equipe do projeto, Ana Berenice de Aguiar.
A aluna Kelly Maiara Mota Ferreira, que gosta muito de desenhos, ficou admirada com a presença de artes na sede do Judiciário. “Eu gosto muito de desenhar e me chamou muito a atenção o design (…) eu pensava que como é judiciário, então só vai ter coisas relacionadas a justiça. Mesmo com muitas pessoas, não vai ter fotos, nem desenhos, nem nada. Quando eu cheguei é a primeira coisa que eu vi”.
Para a professora Ana Costa, que ministra disciplinas na área de arquitetura, o passeio não apenas pelo PJTO, mas também por Palmas (TO) é uma oportunidade dos alunos terem contato com construções que dispõem de “mais de três pavimentos” em “cidades planejadas e de grande porte”.
“Essa disciplina trata basicamente da elaboração do projeto arquitetônico. Como técnicos em edificações, os alunos precisam ter essa prerrogativa de elaborar projetos arquitetônicos. Eu gostaria que eles tivessem a vivência de instituições públicas, para verificar esses espaços com mais de três pavimentos, algo além do que eles veem na cidade deles. Então, eu fiz questão de trazê-los aqui para que eles pudessem verificar uma cidade planejada. Primeiramente, ter essa noção, uma cidade de grande porte e visitar pelo menos as nossas três esferas de poder”.
Objetivo do projeto
A visita faz parte do projeto “Por dentro do Palácio da Justiça” que tem como objetivo aproximar o cidadão do Judiciário e, ao mesmo tempo, mostrar para a sociedade que ela pode e deve utilizar os mecanismos da Justiça em seu benefício. Ao aproximar fisicamente as pessoas do Tribunal de Justiça, de forma lúdica, abre-se a oportunidade para apresentar também a história do Poder Judiciário do Tocantins e, principalmente, o funcionamento básico do sistema de Justiça.
Serviço
Agendamento de visitas para turmas de alunos, estudantes universitários e público em geral podem ser feitas pelo e-mail
Comentários estão fechados.