Saúde de Palmas reforça alerta sobre cuidados e vacinação contra a raiva em Palmas | Prefeitura Municipal de Palmas
Saúde de Palmas reforça alerta sobre cuidados e vacinação contra a raiva em Palmas
População deve manter a imunização anual de cães e gatos e procurar atendimento médico em casos de contato com animais suspeitos
A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) faz alerta para a população sobre os cuidados necessários para a prevenção da raiva, uma doença grave que pode afetar humanos e animais mamíferos. A principal forma de evitar a transmissão é por meio da vacinação anual de cães e gatos a partir dos três meses de vida. A Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ) é ponto fixo para administração da vacina, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h30, sem necessidade de agendamentos.
Além disso, a população deve estar atenta a situações de risco envolvendo mordidas, arranhões ou contato com a saliva de animais. Segundo a médica veterinária da Semus, Ana Clara Pinow, sempre que isso acontecer é fundamental lavar imediatamente o local com água e sabão e procurar atendimento médico o mais rápido possível. “A lavagem imediata ajuda a reduzir o risco de infecção, mas o acompanhamento médico é indispensável para a avaliação da necessidade de iniciar o tratamento preventivo contra a raiva”, explica.
O tratamento pós-exposição é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e consiste na aplicação de vacina antirrábica e, em alguns casos, do soro antirrábico, conforme a gravidade do ferimento e o tipo de exposição. O atendimento médico é essencial para determinar o esquema adequado de prevenção e garantir que o tratamento seja iniciado dentro do prazo ideal.
Contato
A Semus orienta ainda que, caso um morcego entre em casa, a pessoa não deve tocar no animal. É necessário isolar o ambiente, afastar crianças e animais domésticos e entrar em contato com a UVCZ pelo telefone (63) 3212-7918, para que a equipe especializada realize a captura segura e o encaminhamento adequado do animal.
Texto: Rodrigo Marques
Edição: Denis Rocha
Comentários estão fechados.