Centro de Saúde realiza 2ª edição do Projeto Saúde em Pauta, com o tema “benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho”


Em clima de festa junina, o Centro de Saúde do Tribunal de Justiça do Tocantins (Cesau/TJTO) realizou a segunda edição do Projeto Saúde em Pauta na tarde desta sexta-feira (21/6), com o tema “A relação da ergonomia com a ortopedia e benefícios da ergonomia no ambiente de trabalho”, destinado a magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) do Poder Judiciário tocantinense.

A ação aconteceu no espaço do Centro de Inovação – Inovassol e contou com a participação do ortopedista Luiz Xavier Godinho e das fisioterapeutas Hozana Lemos e Sandra Carvalho, da equipe do Centro de Saúde. Abrindo a programação, a assistente social do Cesau, Ana Paula Prado, falou sobre o Saúde em Pauta e outros projetos focados na saúde dos servidores e convidou a médica Elaine Cristina, chefe do Cesau para apresentar os convidados e dar início ao bate-papo com os presentes.

A fisioterapeuta Hozana Lemos iniciou a conversa questionando os presentes sobre o que sabiam a respeito de ergonomia, e se conseguiam identificar erros de postura onde estavam sentados, mostrando o quão presente é a temática no cotidiano. Em seguida, falou sobre os riscos e perigos que maus costumes ergonômicos no ambiente de trabalho podem ocasionar. 

Hozana ressaltou a importância de seguir o que é recomendado à risca pelos profissionais. “Não adianta o doutor Luiz (ortopedista) buscar vocês e falar tudo o que tem que ser feito, e vocês não cumprirem. Temos que nos cuidar nos mínimos detalhes para evitar coisas maiores no futuro”, disse.

Em seguida foi organizada uma atividade, na qual foram apresentados sensos populares sobre o que faz mal ou não para o corpo, e os presentes precisaram identificar, sob a orientação dos especialistas, que na ocasião deram orientações. 

Recomendações

Entre as recomendações, o ortopedista Luiz Godinho reforçou a importância de desenvolver um corpo forte e resistente com exercícios físicos com profissionais. “A postura ou os cuidados não é a única parte importante, precisamos de nossas atividades físicas. Se eu não fortaleço meu corpo, isso faz diferença, tudo é interligado”, falou.

Ao final, a fisioterapeuta Sandra Carvalho ressaltou que, apesar de existirem orientações padrões ergonômicos para o cuidado com o corpo, deve-se procurar profissionais para orientar da melhor maneira, pois cada corpo tem uma forma. 

Ela deu dicas para amenizar as dores no trabalho. ”Um bom trabalho, boas atividades que você faz em casa, um esporte, que vão diminuir as dores. E sim, como o doutor Luiz comentou, alongamentos, atividade física, aquela pausa a cada uma hora no trabalho, dar uma paradinha, alongar, caminhar e ir buscar uma água, um café, não ficar mais que uma hora sentado na mesma posição. Isso sim, causa dor”, comentou.    

Juntos, os especialistas falaram sobre hábitos corriqueiros e simples que podem causar problemas a longo prazo, como cruzar as pernas e dormir de bruços, e fizeram uma demonstração prática para o público, por meio da qual as fisioterapeutas Sandra e Hozana apontaram boas posturas para se ter no trabalho, com o ortopedista Luiz Godinho sendo o ponto de referencia enquanto era orientado na cadeira.

A servidora Jeovania Brito Silva, da Diretoria Financeira (Difin) falou sobre a importância de ações como essa para os servidores. “Acho muito importante termos discussões como essa, porque ficamos muito tempo na mesma posição e acabamos não percebendo o quão prejudicial isso pode ser para nossa saúde.  Sempre que estão tendo esses eventos, procuro participar. São conhecimento necessários para todos nós”, disse.

Por fim, a assistente social Ana Paula Prado convidou os presentes para o próximo encontro do projeto Saúde em Pauta, que acontecerá no dia 18 de outubro. 

No encerramento da programação, os participantes puderam se deliciar com lanches típicos de festas juninas, como canjica, bolos e pipoca.



FONTE

Comentários estão fechados.