Indicação de novo embaixador em Botsuana é aprovada na CRE — Senado Notícias


A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (22), a indicação do diplomata João Genésio para a chefia da embaixada brasileira em Botsuana. O relatório feito pelo senador Fernando Dueire (MDB-PE) e apresentado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) destacou que, a despeito das modestas trocas bilaterais, o comércio com Botsuana amplamente superavitário para o Brasil.

— A corrente de comércio teve média nos últimos três anos de US$ 1,88 milhões. Exportamos especialmente instalações e equipamentos de engenharia civil, máquinas agrícolas e carne de aves — informou a senadora, ao ler o relatório.

Também foi destacado por Professora Dorinha Seabra que Botsuana é o segundo maior produtor mundial de diamantes, atrás só da Rússia. A descoberta de jazidas da pedra preciosa, junto com a estabilidade política, disse ela, possibilitou a Botsuana deixar de ser um dos países mais pobres do mundo para o ser dos mais prósperos da África.

Na sabatina, Genésio  destacou o crescimento sustentável que a nação africana tem apresentado, com seu produto interno bruto (PIB) crescendo 6,5% em 2022, com aumento estimado em 4,3% para 2023. Visando o incremento das trocas bilaterais, o diplomata pretende negociar a venda de aviões KC-390 e Super Tucano às forças de defesa botsuanesas. A análise da indicação de João Genésio segue para o Plenário do Senado.

botsuana.png

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)



FONTE

Comentários estão fechados.